top of page
  • Silvana

Conheça as formas de aplicação dos óleos essenciais


Existem diversas formas de aplicação dos óleos essenciais e é sempre recomendável ouvir a opinião de um especialista para ter orientação sobre os cuidados necessários para cada uma delas. Não devemos subestimar ou superestimar os poderes dos óleos essenciais apenas porque eles são “naturais”, pois também possuem propriedades químicas necessárias para sua atuação terapêutica.

Em cada caso deve ser analisada qual a forma mais adequada de utilização, considerando a necessidade de cada pessoa e os óleos essenciais podem ser utilizados como coadjuvantes, integrados a outro tipo de tratamento, fitoterápico ou não.

Veremos a seguir como podemos incluir este tipo de tratamento no nosso dia a dia.

Usualmente, os tratamentos mais utilizados são:

  • massagem aromática

  • difusão

  • nebulização

  • inalação direta

  • banho aromático

  • escalda pés

  • compressa aromática

  • ingestão oral

Além dos usos tradicionais, os ativos dos óleos essenciais podem ser utilizados também em cosméticos elaborados com ingredientes de origem vegetal, 100% naturais. Isso permite que as minúsculas partículas dos óleos essenciais se espalhem pela pele intensificando a sua penetração em massagens, pós-banho, após a depilação, pós-barba ou como hidratante corporal diário, proporcionando bem estar, saúde e equilíbrio ao corpo e a mente. Mas isso é conversa para outro post. Hoje vamos falar especificamente sobre a massagem aromática.

MASSAGEM AROMÁTICA

A massagem é o tratamento clássico da Aromaterapia, e é utilizada quando a intenção é reduzir o estresse, proporcionar relaxamento muscular e estimular à circulação.

Os óleos essenciais são completamente absorvidos entre 1 e 2 horas após a massagem, penetrando fundo nos tecidos, pois são lipossolúveis (solúveis em gorduras), estimulando a circulação sanguínea e aumentando o suprimento de oxigênio e nutrientes para as células, estimulando intensamente o sistema linfático.

O sistema linfático é um segundo sistema circulatório, responsável por:

  • [if !supportLists]drenagem do excesso de fluido das células e dos tecidos,

  • [if !supportLists]absorção dos nutrientes lipossolúveis e

  • [if !supportLists][endif]controle de infecções no organismo.

Além disso, durante a massagem há a volatização do óleo essencial, que permite a absorção de suas moléculas pela mucosa das vias respiratórias, intensificando o efeito desejado. Veja atuação dos óleos essenciais no sistema límbico Aqui.

Os óleos essenciais não podem ser utilizados diretamente na pele (salvo algumas exceções), eles precisam ser diluídos em outros óleos, os catalisadores, carreadores ou óleos base.

A drenagem linfática, massagem que ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo, facilitando o tratamento da celulite e inchaço, pode surtir resultados ainda melhores quando associada à Aromaterapia, especificamente ao óleo essencial de Gerânio, que além de seu delicioso aroma floral é diurético, benéfico para o sistema linfático e alivia a congestão e a retenção de líquidos que resulta em inchaço.

Do ponto de vista emocional, seus efeitos no sistema límbico são de coragem e estímulo para correr atrás dos objetivos, tomar atitudes e enfrentar os desafios diários. Alivia a ansiedade e a depressão, equilibra a mente e reduz o estresse.

E tem mais, atenua os efeitos desagradáveis da TPM, trazendo estabilidade emocional e na menopausa, combate as ondas de calor e os estados depressivos típicos desta fase da vida.

Lembre-se sempre de olhar o rótulo do produto que contém óleo essencial, para garantir que seja 100% natural, livre de produtos sintéticos. Cuide do que coloca no seu organismo, por dentro e por fora.

Salvar

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page