top of page
  • Silvana Dan

Depressão Sazonal de Inverno, saiba identificar os sintomas.


Você adora um friozinho ou é daquelas pessoas que se sente mais triste e desmotivado nesta época do ano?

Se o inverno está te deixando pra baixo, saiba que não está sozinho(a). Muitas pessoas apresentam alterações de humor nessa época do ano. Boa parte não tem necessidade de ajuda, mas uma parcela da população pode desenvolver um quadro chamado Depressão Sazonal de Inverno ou Transtorno Afetivo Sazonal e precisa buscar ajuda de um profissional. Trata-se de uma melancolia, que pode iniciar no outono e chegar a seu pico no inverno e tende a melhorar com a chegada da primavera.

O portador da Depressão Sazonal apresenta estes sintomas somente no inverno, mas portadores de Depressão Maior, aquela depressão comum que pode ocorrer em qualquer época do ano, podem ter piora dos sintomas durante o período mais frio e nublado.

Nosso inverno não é dos mais rígidos, mas a onda de frio pela qual estamos passando pode afetar o humor das pessoas mais sensíveis.

A Soul Sense conversou com a Psicóloga e Terapeuta Holística Priscila Richter sobre o assunto. Ela costuma fazer grupos temáticos para pessoas que sofrem com a depressão sazonal ou para aquelas que sofrem de depressão maior e têm piora dos sintomas no inverno. Nos encontros, além da discussão em grupo, cada integrante recebe uma indicação de Floral de Bach e de tratamento com Aromaterapia.

Vamos à entrevista:

Soul Sense: O que é Depressão Sazonal de Inverno?

Priscila Richter: É uma condição que afeta o humor das pessoas na mudança de estação, pode começar no outono e se estende durante todo o inverno. Os sintomas mais clássicos são maior necessidade de sono, fissura por carboidratos, aumento de apetite e peso, fadiga extrema e melancolia.

Soul Sense: O que causa a Depressão de Inverno?

Priscila Richter: Existem diversas linhas de pesquisa nesta área e os estudos ainda não são muito conclusivos, mas boa parte dos estudiosos acredita que os dias sem sol e mais curtos diminuem a quantidade de luz recebida pelo organismo e podem causar a depressão, pois a diminuição da quantidade de luz traz mudanças no nível de diversos hormônios, como a melatonina e a serotonina, que controlam o humor o sono e o apetite.

Soul Sense: Quais são os principais sintomas?

Priscila Richter: Alterações no sono, o indivíduo precisa dormir mais horas e mesmo dormindo continua com sono, além disso, tem dificuldade de acordar pela manhã. Aumento do apetite, especialmente por carboidratos e doces. Vale ressaltar aqui que para manter a temperatura corporal adequada, ou seja, para que o indivíduo não sinta frio, é necessário um maior consumo de comidas gordurosas e calóricas. Portanto já há um aumento do apetite no inverno por conta das necessidades do corpo e este sintoma isolado não indica depressão. É muito comum também a fadiga extrema, que podemos definir como um cansaço sem motivo. Alguns sintomas cognitivos como dificuldade de concentração também podem estar presentes. Pode ocorrer também redução da libido, além de falta de motivação, tristeza e melancolia, sintomas típicos da depressão comum.

Soul Sense: Qual é o perfil das pessoas atingidas?

Priscila Richter: A Depressão Sazonal de Inverno é mais comum em mulheres entre 20 e 40 anos, mas pode acometer pessoas de qualquer faixa etária e sexo, inclusive crianças e já existem estudos falando em predisposição genética.

Soul Sense: E quais são as formas de tratamento?

Priscila Richter: Em países onde o inverno é rigoroso, costuma-se recomendar a light terapia: o raio de uma luz artificial muito semelhante à luz solar incide de uma maneira oblíqua no olho e essa estimulação na retina inibe a secreção da melatonina pelo cérebro. Esse é um tratamento que pode ser incômodo, mas é bastante eficaz.

No Brasil, alguns pacientes podem melhorar espontaneamente à medida que passa esse período, outros podem necessitar de ajuda profissional. A depressão sazonal não ocorre apenas no inverno, é raro, mas algumas pessoas podem apresentar depressão sazonal de verão, mas isto será assunto para uma próxima oportunidade.

As terapias holísticas, como os Florais de Bach, a Cromoterapia e a Aromaterapia têm apresentado resultados muito positivos no tratamento da Depressão Sazonal.

Para quem não está familiarizado, uma breve explicação: as essências florais são substâncias naturais diluídas, muito eficazes no tratamento de diversas questões. Trata-se de uma medicação vibracional, isto é, atua no corpo energético do paciente e não no corpo físico. Os florais, ao contrário dos remédios alopáticos não têm contraindicação e nem efeitos colaterais, podendo ser utilizados de forma segura por toda família.

Já a Aromaterapia, atua através da inalação de óleos essenciais. A absorção dessas substâncias pelo olfato, envia sinais para o sistema límbico (sistema cerebral responsável pela regulação das emoções) e estimula o cérebro a produzir neurotransmissores (serotonina e dopamina) causando a melhora no humor.

A Cromoterapia trabalha com a utilização de luzes coloridas próximas do corpo do paciente. Eu tenho uma lanterna que me possibilita utilizar 7 cores diferentes para tratar do paciente.

Soul Sense: E quais são os florais e óleos essenciais recomendados?

Priscila Richter: A análise dos florais e dos óleos essenciais, bem como das cores empregadas na cromoterapia, deve ser realizada juntamente com o paciente para identificar qual a necessidade específica de cada um. Por exemplo, eu poderia sugerir um vermelho para estimular um paciente fatigado e desmotivado, mas não posso, preciso de uma análise profunda antes disso, pois o vermelho pode ser prejudicial se o mesmo paciente for hipertenso ou se tiver episódios mistos de depressão e ansiedade, dentre outras coisas. Os Florais de Bach atuam como colaboradores no ajuste das emoções promovendo o equilíbrio, assim como o óleo essencial que pode ter efeito estimulante ou efeito calmante, dependendo dos sintomas que cada indivíduo apresenta.

Para saber mais sobre florais, a Psicóloga Priscila Richter recomenda o post sobre o tema no link http://goo.gl/LSf4Wg.

No blog da Terapeuta tem um post bastante elucidativo a respeito da Cromoterapia: http://goo.gl/YsmHJV

Saiba mais sobre Aromaterapia aqui http://goo.gl/DyQ03s

Para maiores informações a respeito do grupo temático de depressão sazonal, acesse o link: http://goo.gl/EmXFA9

No próximo post, mais sobre Aromaterapia e óleos essenciais. Não quer perder? Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page