top of page
  • Silvana

Inalação com óleos essenciais

A INALAÇÃO é a terceira forma de utilização dos óleos essenciais e é indispensável para quem tem problemas nas vias respiratórias.

Lembrando que abordei nos posts anteriores as outras duas formas de aplicação/uso dos óleos essenciais. A Massagem Terapêutica e a Difusão. Na massagem aproveitam-se propriedades terapêuticas que atuam no emocional e no físico, pois é absorvido pela pele e pelo olfato. Pela pele vai para a corrente sanguínea e chega a diversas regiões do corpo. Através do olfato sua atuação chega até o cérebro, no sistema límbico que regula as emoções e a memória olfativa.

A inalação pode ser feita de três maneiras, através de nebulizador, por vapor facial ou diretamente com as mãos.

Veja cada uma delas a seguir.

NEBULIZADOR

O nebulizador é um aparelho que contem um recipiente que contem o óleo essencial diluído em água em temperatura ambiente (1 gota) e uma bombinha que pulveriza micro gotículas no ar. Tem o mesmo efeito que a difusão, porém espalha o óleo essencial no ar sem volatilizá-lo pelo calor. Este aparelho é muito usado por quem tem asma, bronquite, sinusite, rinite e outros problemas respiratórios.

VAPOR FACIAL

Quem não tem o nebulizador, pode se beneficiar do vapor facial, basta colocar água quente em um tigela e acrescentar até 4 gotas de óleo essencial.

Em seguida, cubra a cabeça, envolvendo a tigela, formando uma câmara de vapor em volta do rosto. Permaneça por cerca de 10 minutos.

A inalação por banho de vapor facial deve ser evitada por pessoas que apresentam facilidade de rompimento de vasos capilares.

INALAÇÃO A SECO

Para fazer a inalação a seco basta colocar algumas gotas de óleo essencial dissolvido na palma da mão e esfregá-las para aquecê-las. O atrito das mãos gera calor que volatiliza o óleo. Imediatamente as mãos devem ser colocadas em concha sobre o nariz para inalação do ar aromatizado.

Os óleos essenciais não podem ser usados diretamente na pele, com exceção de Lavanda e Tea Tree, sempre com orientação de um especialista.

A inalação a seco é especialmente indicada para obter uma rápida alteração do estado emocional.

Posteriormente vou escrever sobre os óleos essenciais que podem nos ajudar a passar por crises respiratórias com melhor qualidade de vida. Sim, isso é possível.

Até o próximo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page